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  • 16 de Maio de 2019

12 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso

Em-pre-en-de-dor! Tá aí uma palavra que vem ganhando espaço – e a cabeça – no meio empresarial. O termo é utilizado para definir o indivíduo que dá origem a uma nova corporação, elabora inovações e identifica possibilidades, transformando-as em negócios lucrativos. Para atingir esse status, é imprescindível detectar potenciais tendências de mercado para se diferenciar da concorrência e criar vantagem competitiva. Para isso, será preciso olhar não apenas para o tipo de produto ou serviço com alta demanda, mas também para apostas futuras.

Ao se deparar com essas eventuais oportunidades, muitos trabalhadores aproveitam para buscar a almejada autonomia para seus objetivos profissionais. Você está nessa situação? Então essa é a hora de arregaçar as mangas e correr atrás das suas metas, em! Para te ajudar com isso, preparamos algumas dicas para você que pretende mudar de carreira ou empreender. Já vamos falando que o percurso não será nada fácil, mas a recompensa será gratificante.

É preciso criar um novo mercado para empreender?

É comum os empresários terem a visão de que é preciso criar algo inusitado para ter um negócio de sucesso. É claro que pensar fora da caixa e identificar necessidades antes que elas apareçam é um diferencial incontestável, mas esse não é o único caminho. Empreender, em sua essência, é reconhecer problemas e oportunidades para implantar soluções que agreguem melhorias aos clientes.

Mas como identificar essas tendências de mercado?

Temos uma palavrinha que pode te ajudar com isso: pesquisa! A pesquisa de mercado é de suma importância para construir uma superfície estável para alicerçar sua marca. Ela pode ser realizada através de diferentes meios e é um excelente mecanismo para se ter uma visão ampliada do território a ser desbravado. Além disso, durante essa etapa, vale observar como as empresas atuantes no seu segmento se comportam, avaliando as ações das concorrentes para descobrir o que pode ser melhorado.

Como ser um empreendedor de sucesso em um mercado cada vez mais exigente?

Essa é uma das perguntas mais frequentes para quem deseja abandonar a vida de empregado e ter o próprio negócio. A verdade é que empreender não é como produzir uma fornada de pão, onde você segue uma receita predefinida, é preciso entender todo o panorama de produção do produto desenvolvido. Então, estude qual a demanda do pão, escolha ingredientes de qualidade, entenda o processo de fermentação, os problemas que podem surgir durante a fabricação, quem vai consumir, como ele será comercializado e distribuído. Não adianta ter um excelente produto se você não conhece nada sobre ele!

Mas em meio a esses obstáculos que aparecerão, você já terá um ponto importante ao seu favor: trabalhar com o que ama! Porém, se tornar dono do próprio negócio e realizar a transição de empregado para empregador não é instantânea, é preciso persistência (guarde bem essa palavra!) para encarar de frente os problemas que surgirão. Com isso em mente, separamos algumas dicas que vão te ajudar na hora de começar a pensar na criação da sua empresa:

1 – Descubra a sua paixão

Trabalhar com o que a gente ama é bom demais, né? Então, esse é o momento de refletir sobre suas habilidades e paixões, elas vão te ajudar a conquistar o sucesso ambicionado. Quando nos dedicamos ao que amamos, o trabalho torna-se prazeroso, divertido e gera resultados positivos.

Afinal, sua empresa se tornará grande parte da sua vida, por isso invista em algo que te traz empolgação para enfrentar os desafios.

2 - Sonhe, mas seja realista

Uma dose extra de realismo, por favor! Não adianta tentar tirar do papel uma ideia que faz sentido apenas na sua cabeça. É importante elaborar um produto ou serviço que possa ser desenvolvido e que atenda às necessidades do público, afinal, sem os clientes não há obtenção de receita. E, é claro, sem dinheiro o seu negócio não vai para frente.

3 – Pesquisa por informações

Quanto mais informação, melhor! Dados úteis ajudam a tomar decisões assertivas durante todo o processo de criação da sua empresa. Não há como montar um bom planejamento sem informações qualificadas, que podem ser coletadas pessoalmente ou por dispositivos virtuais.

4 - Planejamento

O empreendedor deve ter o seu objetivo traçado, sendo uma de suas grandes competências a capacidade de criar estratégias para alcançá-lo. O planejamento é uma etapa importante durante esse trajeto, pois ajuda a assimilar as potencialidades e reduzir riscos. Muitas vezes, negócios fracassam por não considerarem pontos importantes no planejamento, como eventuais obstáculos, futuras oportunidades, necessidades de recursos, análise de mercado e, principalmente, monitoramento das ações que serão executadas.

5 - Criação de metas

Nem sempre é fácil ranquear prioridades, correto? Mas estabelecer metas prioriza pontos importantes e direciona as atividades da sua marca. Na hora de colocar os objetivos no papel tenha uma visão ampla do seu negócio, destacando as realizações a curto, médio e longo prazo, assim como os caminhos que deverão ser adotados para alcançar as metas iniciais.

6 - Desenvolva um plano de negócio

Decidido suas metas, é hora de descobrir como comercializar sua mercadoria. Crie um plano de negócio para avaliar as ações que serão executadas e a forma como você espera ganhar dinheiro, seja através de vendas diretas, pagamentos mensais, entre outras. Aproveite também para pensar em uma estratégia consolidada de marketing, programando quanto poderá ser gasto para investir em comunicação externa.

7 - Valide sua ideia

Agora que você já tem um plano de negócio definido, está na hora de verificar se sua ideia é viável. Para isso, você precisa validar o seu negócio através do contato direto com o seu público-alvo. Durante essa comunicação seu projeto pode sofrer algumas alterações, o que vai te ajudar a agregar esses feedbacks ao trabalho que será desenvolvido.

8 – Reúna capital

Falar de dinheiro pode ser bem complicado, mas uma boa ideia precisa de investimento para ganhar forma. É necessário ter capital de giro suficiente para pagar as contas enquanto sua empresa não tem um faturamento independente. Esse valor pode ser acumulado por capital próprio, através de investidores e sócios ou empréstimos.

9 - Qualidade e eficiência

Pode parecer óbvio, mas essas características são essências para o sucesso do seu negócio. Na hora de colocar o seu produto ou serviço no mercado, observe se ele está preparado para atender às necessidades do público. Vale lembrar que a qualidade surge pela paixão do empreendedor por sua empresa e essa relação construída gera credibilidade, eficiência e um relacionamento sólido com os clientes.

10 - Tenha confiança

Conheça a si mesmo! Grandes empreendedores devem confiar nos seus instintos, isso gera credibilidade com os colaboradores. Eles ainda admitem quando erram e pedem ajuda quando precisam, afinal, a trajetória de um empreendimento não é uma estrada reta, durante o percurso é normal surgir curvas que podem dificultar a chegada ao objetivo. Por isso, esteja preparado para entender que momentos difíceis não definem sua caminhada.

11 – Construa uma boa equipe

Se você quer chegar longe com a sua empresa, é indispensável se cercar de pessoas de confiança. Na hora de formar uma equipe, o número de pessoas pode variar de acordo com as suas necessidades e capital, o importante é construir um time qualificado para ajudar a avaliar suas ações.

12 – Persistência

Ela palavrinha pode ser a chave para o seu sucesso, afinal, enquanto alguns desistem, outros persistem! As dificuldades vão surgir, isso é fato, mas o “x” da questão é conseguir utilizar um potencial fracasso como ferramenta a favor do seu negócio. Situações difíceis não devem ser encaradas como um ponto final, e sim como uma vírgula que dá a oportunidade de construir algo novo.

Já dizia o ditado, “quem não arrisca, não petisca”. Arriscar-se faz parte da jornada do empreendedor, mas é preciso entender que quando se é marinheiro de primeira viagem o mar nem sempre terá águas tranquilas. Começar do zero é desafiador, então trace metas, coloque a mão na massa, escute o seu público com atenção e nunca deixe de buscar conhecimento. Seu futuro pode estar aí, bem pertinho de você.