BLOG

  • 04 de Junho de 2019

Inteligência Artificial: sua empresa está preparada para o futuro?

A pergunta que não quer calar: será que a sua empresa está preparada para as inovações tecnológicas que emergiram nos últimos anos? É fato que o tempo está passando e aproximando o vínculo desenvolvido entre homens e máquinas, afinal, o futuro é agora! Com essa conexão, a necessidade pela automação de processos e eficiência na produtividade nunca foi tão grande. Para acompanhar a velocidade que rege esse arranjo de mercado, a indústria 4.0 vem buscando direcionar seus esforços para criar uma rede inteligente capaz de controlar o rendimento, prever riscos comerciais e promover novas ações.

Se você está inserido nesse contexto empresarial sabe do que estamos falando e, é claro, já deve ter ouvido falar em um termo que ganhou ampla visibilidade: Inteligência Artificial (IA). Esse conceito se consolidou dentro e fora do meio corporativo, ajudando a aumentar o conhecimento dos gestores sobre seus negócios, otimizando a relação com seus clientes e auxiliando na geração de insights. Com a IA, é possível que os sistemas simulem uma inteligência que se assemelha à humana, onde softwares coletam dados, reconhecem padrões e aprendem com eles.

Sua aplicabilidade transita da criação de assistentes virtuais até o desenvolvimento de softwares responsáveis por resolver cálculos complexos. Essas soluções alteram a forma de se produzir, gerando vantagem competitiva para as empresas que as empregam. Acha que esse panorama é algo distante? Na realidade ele já está presente na rotina de muitas empresas!

Mas, afinal, qual é o impacto dessa tecnologia no mercado empresarial?

Você já deve ter observado o seguinte cenário: grandes empresas, líderes de mercado, com um relacionamento de forte concorrência, até que outra surge apostando em uma nova tecnologia dentro do setor. Sabe esse quadro empresarial? Ele é suficiente para fazer com que as demais organizações entrem na mesma tendência, buscando inovações que também possam alterar o rumo do mercado. Essas tecnologias que despontam são conhecidas como disruptivas.

Como consequência a esses avanços, a Inteligência Artificial passou a ser amplamente empregada. Mas sabemos que apesar de apresentar benefícios consideráveis, ela ainda causa receio entre a população devido o questionamento: será que a IA veio para substituir o emprego de mão de obra humana? De jeito nenhum! Pode ficar calmo, esse não é o objetivo da sua implantação, mas sim ser utilizada para aumentar a eficácia do trabalho, auxiliando na tomada de decisões.

Deixando, ou não, uma pulga atrás da orelha dos colaboradores, é indiscutível as vantagens oferecidas para as organizações. Bora conferir algumas?

Aumento da produtividade

Com processos executados por máquinas qualificadas para tomar decisões a partir de dados, a velocidade e o aumento da produção parecem consequências naturais. E são! A automatização ajuda a realizar tarefas manuais rapidamente, diminui as chances de erros e favorece a busca por procedimentos mais eficientes, o que permite ampliar a produtividade.

Redução de custos

Com o ganho alcançado pelo aumento da produtividade e diminuição de erros, ocorre a redução direta dos custos de fabricação. Essas inovações são projetadas para trabalhar aplicando a menor quantidade de recursos viáveis, seja em termos de consumo energético ou matéria-prima.

Ganho de vantagem competitiva

O aumento da produção x redução de custos, resulta em vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Afinal, dessa forma será possível oferecer preços atraentes, sem perder qualidade, pois a automação mantém essa característica mesmo que a quantidade de itens fabricados aumente. Trabalhar com uma boa base de dados pode ser o diferencial para um negócio se destacar no mercado.

Melhora a tomada de decisões

Através do uso de informações e padrões que precedem falhas anteriores, as máquinas consideram as variáveis e indicam soluções que evitam acontecimentos similares. Com isso, as operações não precisam ser interrompidas para que sejam solucionadas. Essas ações podem ser reutilizadas, aumentando a agilidade durante processamentos futuros.

Dê importância aos dados – sempre!

Os dados funcionam como alimento para a Inteligência Artificial, afinal, quanto maior o volume de informações, melhor será a solução apresentada. Mas para isso é necessário verificar se sua empresa tem acesso facilitado a eles. Um exemplo disso é através da utilização de um sistema de gestão, que permite acesso direto a materiais essenciais para a sua empresa. Esse tipo de software possibilita o controle total de todas as atividades desempenhadas pela organização.

Demanda por novas habilidades

Através do investimento em IA, é possível perder menos tempo com funções repetitivas e de menor relevância. Assim, a equipe poderá focar seus esforços em analisar e tomar decisões mais assertivas, contribuindo para a criação de profissionais com novas habilidades. Essa ocorrência proporciona a capacidade de melhorar as tarefas em grupo, os feedbacks e a liderança.

Por último, mas não menos importante,
aprendizado contínuo!

Essa é uma das maiores vantagens da Inteligência Artificial, sabe por quê? Porque com a coleta qualificada de dados, cada erro gerado é compreendido como uma oportunidade de um novo acerto, já que viabiliza a realização de ajustes para evitar que o caso se repita. Essa tecnologia ajuda a empresa a continuar aprendendo, melhorando seu desempenho e interagindo com o mercado.

E aí, está mais tranquilo agora que já conhece algumas vantagens da IA? Então, vamos conferir 3 aplicações que vêm ganhando evidência!

1 - Chatbots

O que parecia uma realidade distante, se tornou mais real do que nunca! A Inteligência Artificial possibilitou o aumento de investimento em programas utilizados para realizar ações a partir de critérios preestabelecidos. É exatamente isso que acontece com os chatbots! Ainda não conhece o termo? Eles são responsáveis por realizar suporte ao cliente, responder dúvidas e resolver pequenas demandas. Através dessa função, o atendimento se torna dinâmico, com soluções ágeis e mais problemas são solucionados, sem necessariamente recorrer ao suporte humano. Com o uso dos robôs, ocorre ganho de produtividade e redução de despesas com retrabalho.

2 - Controle de estoque

Você trabalha com varejo? Então, sabe que estabelecer um bom controle de estoque é um grande desafio. Ter um amplo mix de produtos dificulta a visualização de todos os itens ofertados e a demanda dos consumidores. Mas a Inteligência Artificial pode ser uma aliada quando o assunto é gestão, pois a interpretação de informações permite estabelecer um padrão de consumo que opera com base na previsão da demanda. Essa tecnologia otimiza o armazenamento e diminui gastos com compras desnecessárias.

3 – Seleção de funcionários

Quando imaginamos que a IA poderia nos ajudar em uma tarefa complexa como recrutar funcionários? Mas hoje ela pode! A partir do banco de dados dos candidatos, serviços de recrutamento selecionam profissionais que se adequam ao perfil desejado pela empresa. Isso agiliza o método de seleção, reduz o trabalho do RH e aumenta a exatidão.

ERP e a Inteligência Artificial

Essa ligação é extremamente importante para a sua empresa! A incorporação de novas tecnologias requer a escolha de um ERP que comporte a conectividade demandada pela inovação, além de necessitar de um suporte ordenado, seguro e estruturado para o sucesso da automatização. As informações coletadas, e posteriormente analisadas, oferecem perspectivas precisas para que os gestores possam gerenciar, centralizar estratégias e planejar os próximos passos dos seus negócios.

A aplicação dessa tecnologia ganhou destaque não apenas por solucionar problemas, mas por representar um marco na expansão de sistemas que apresentam capacidade de se autodesenvolver.